Manutenção periódica das redes de energia predial e residencial.

Por falta de dinheiro ou pelo desconhecimento sobre o assunto, a manutenção periódica de prédios e residências, em muitos casos, é realizada somente depois de acidentes domésticos: queima de eletrodomésticos, curto-circuitos e outras situações inesperadas. As pessoas podem associar a atividade de manutenção a despesas, porém esses acompanhamento pode evitar dor de cabeça e são importantes para a vida útil dos equipamentos, especialmente na região amazônica, onde o clima é úmido. 

O engenheiro elétrico Wenceslau Abtibol explica que o clima local produz uma crosta na rede de energia e pode deixar os moradores 'sem luz'. "O recomendável é que a manutenção preventiva seja feita anualmente. A crosta causada pela umidade da nossa região impede a circulação de corrente. Durante a manutenção, existe um líquido específico para tirar essa crosta". Além de levar em consideração este item, outros devem ser pensados.

A revisão do projeto elétrico também dá suporte para a carga. A arquiteta Camila Torres esclarece que principalmente prédios antigos devem adotar medidas preventivas. "Quem adquire um prédio ou quer dar um novo uso ao local precisa fazer a atualização do setor elétrico, assim é mais difícil ter risco de incêndio, por que o projeto elétrico mantém a margem de segurança. Por exemplo, no caso da revisão da fiação, cada fio tem uma cor e às vezes a instalação elétrica é feita por uma pessoa leiga, que pode até fazer de cores iguais, o que não segue as normas legais", afirma a arquiteta

Confira algumas dicas na hora de contratar serviços de manutenção da rede de energia elétrica 

Quadro de energia - Toda casa precisa de um quadro de energia funcionado através de um circuito (disjuntor), que vai depender da quantidade de equipamentos.  Neste quadro, existe a alimentação da iluminação, tomada, ar condicionado e outros equipamentos. Na hora da manuntenção cada disjuntor deve ser apertado.

Tomadas - Hoje as tomadas foram alteradas, saõ produzidas com três pinos e um dele é especifico para o fio terra. Na manutenção é  recomendado acrescentar um condutor terra.

Fio terra - O fio terra protege a casa ou prédio do excesso de descarga elétrica para não queimar os eletrodoméstico e vai diretamente para o solo. No período de chuva, com o aumento das descargas eletricas é preciso de um bom aterramento

Fiação - A fiação antiga pode ser trocada por uma nova para maior segurança e economia na hora de pagar as contas

 

© 2016 am eLETRICOM. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS| DESENVOLVIDO POR JORNAL DA CIDADE